Linguagem de Programação Perl
Perl é uma linguagem de programação estável, dinâmica e multiplataforma de alto nível e de propósito geral. Perl foi originalmente desenvolvido por Larry Wall em 1987. A linguagem foi inicialmente chamada “Pearl”, após a Parábola da Pérola do Evangelho de Mateus. Larry Wall queria dar à linguagem um nome curto com conotações positivas, ele afirma que considerava cada palavra de três e quatro letras no dicionário.
Perl possui recursos de outras linguagens de programação, incluindo C, Shell script, AWK e Sed. A linguagem dispõe de instalações poderosas de processamento de texto, facilitando a manipulação de arquivos de texto. Perl ganhou popularidade na década de 1990 como um script CGI, em parte devido às suas habilidades de análise. Todavia, além de CGI, Perl é usado para programação gráfica, administração de sistemas, programação de rede, finanças, e outras aplicações. Perl é apelidado de “O Canivete Suíço de linguagens de programação”, devido à sua flexibilidade e poder.
O projeto do Perl pode ser entendido como uma resposta a três grandes tendências na indústria de computadores: os custos de hardware em queda, os crescentes custos trabalhistas, e as melhorias na tecnologia dos compiladores. A linguagem tem o objetivo de ser prática, fácil de usar, eficiente e completa, ao invés de bonita, pequena, elegante e mínima, como algumas outras. Suas principais características incluem suporte para múltiplos paradigmas de programação, contagem de referência de gerenciamento de memória e suporte para processamento de texto. Perl possui muitas funções integradas que fornecem ferramentas frequentemente usadas em programação shell.
Perl também é amplamente utilizada em finanças e em bioinformática , onde é valorizado pelo seu desenvolvimento rápido de aplicativos e pela sua capacidade de lidar com grandes conjuntos de dados. Perl permite a criação de programas em ambientes