Linguagem não verbal
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”
Você, certamente, já ouviu a expressão citada neste subtítulo e deve saber que ele se confirma quando se trata de interpretar textos como a publicidade ao lado.
Observe que nela, a força da mensagem consiste em realçar a potência da máquina de lavar, através do exagero da imagem, em que a personagem está mergulhada em molho. Ora, o que seria o pesadelo de qualquer dona-de-casa, torna-se fácil ao se utilizar o produto anunciado.O fato é que um leitor competente deve estar apto a decodificar a mensagem expressa através de uma imagem, lendo seus explícitos e seus implícitos.
comunicação
Comunicação significa “a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas” e também “convivência, trato, convívio”, segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Etimologicamente, o termo comunicação vem do latim communicatio, uma raiz munis, que significa “estar encarregado de”, que acrescido do prefixo co, o qual expressa simultaneidade, reunião e o termo tio, que reforça a idéia de atividade. é “atividade realizada conjuntamente”. Portanto, saber comunicar-se é ponto fundamental em qualquer organização que o individuo está inserido.
O processo de comunicação necessita, no mínimo, de seis elementos: emissor, mensagem, receptor, referência, canal e um código conhecido por ambos
Partes do cérebro envolvidas na comunicação
Algumas áreas do cérebro envolvidas no processamento da linguagem: Área de Broca (Azul), Área de Wernicke (Verde), Giro supramarginal (Amarelo), Giro angular (Laranja) ,Cortex auditivo primário (Rosa).
Origens da linguagem humana
A respeito das origens da linguagem humana, alguns estudiosos defendem a tese de que a linguagem desenvolveu-se a partir da comunicação gestual com as mãos. Posteriores alterações no aparelho fonador, os seres humanos passaram a poder produzir uma variedade de sons muito maior do que a