Gestão ambiental aplicada de forma educativa nas empresas de construção civil de campina grande-pb.
As formas de integração da gestão ambiental nas empresas, e em particular no campo da construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. A necessidade de conscientizar os trabalhadores da construção civil (pedreiros, mestre-de-obras, serventes) sobre a redução dos desperdícios nas obras de modo que eles possam contribuir positivamente tanto para a saúde financeira da própria empresa acerca da importância da geração e descarte adequados dos resíduos.
Palavras-chave: construção civil, meio ambiente, resíduos, gestão ambiental, trabalhadores.
REFERÊNCIAS
JOHN, V.M. Reciclagem de resíduos na construção civil – contribuição à Metodologia de pesquisa e desenvolvimento. São Paulo, 2000. 102p. Tese (livre docência) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
LEVY, S.M. Reciclagem do entulho da construção civil, para utilização com agregados para argamassas e concretos. São Paulo, 1997. 147p.Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
PINTO, T.P. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. São Paulo, 1999. 189p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
ANGULO S.C. Variabilidade de agregados graúdos de resíduos de construção e demolição reciclados. São Paulo, 2000. 155p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
MIRANDA, L.F.R. Estudo de fatores que influem na fissuração de revestimentos de argamassa com entulho reciclado. São Paulo, 2000. 172p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
PINTO, T.P. Perda de materiais em processos construtivos tradicionais, São Carlos, Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, 1989.