Impactos ambientais causados pelas sacola plásticas
___________________________________________ISSN 1983-4209 - Volume 07– Número 01 – 2012
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS SACOLAS PLÁSTICAS: O CASO
CAMPINA GRANDE – PB
1
Luzibênia Leal de Oliveira;2Cícero de Sousa Lacerda;3Isabel Joselita Barbosa da Rocha
Alves;4Edilene Dias Santos;5Sanuyla de Albuquerque Oliveira;6Tatyane Sales de Araújo Batista
RESUMO:No Brasil, são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que tem como destino os aterros, impedindo a decomposição dos materiais biodegradáveis. No Brasil são produzidos cerca de 3 milhões de toneladas de plástico. Atualmente, 10% do lixo brasileiro são compostos por sacolas plásticas e cada brasileiro utiliza 19 quilos de sacolas por ano. Para se dimensionar a gravidade da situação ora vivenciada no país, o estado do Rio de Janeiro consome um bilhão de sacos plásticos por ano e gasta R$ 15 milhões todo ano para dragar rios e tentar retirar os plásticos que provocam danos à natureza. No caso específico das sacolas de supermercado, a matéria-prima é o plástico filme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). Abandonados em aterros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis e dificultando a compactação dos detritos.
Nesse sentido o objetivo da pesquisa é identificar a relação do uso de sacolas plásticas e seus impactos ambientais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso através de pesquisa bibliográfica.
O resultado mostra que a utilização das sacolas plásticas acontece por uma questão cultural e de comodidade, porém a maioria é ciente dos impactos que são causados.
Unitermos: Plásticos, Biodegradação, Sacolas retornáveis.
ENVIRONMENTAL IMPACTS CAUSED BYPLASTIC BAGS: THE CASE CAMPINA
GRANDE - PB
ABSTRACT: In Brazil, are produced 210.000 tons of plastic film per year, which goes to landfills, preventing the decomposition of biodegradable materials. In Brazil are produced