linguagem verbal e não verbal
No caso da enfermagem, nutrição e meio ambiente há uma pedra esmeralda na cor verde. Já o profissional que atua em segurança do trabalho usará um anel com pedra de rubi, geralmente na cor vermelha.
Nesse caso, não é preciso escrever no anel: “Sou técnico em nutrição” ou “Sou formado em segurança do trabalho”. A cor, por si só, já identifica de qual área somos. É um caso de linguagem não verbal.
E já que estamos falando em áreas, vamos entender como o português e as linguagens estão presentes em nosso dia a dia.
Na relação de um técnico em enfermagem com um paciente, a comunicação ocorre a todo instante. Se o paciente está muito enfermo e não consegue falar, pois não tem condições de formular palavras, ele vai utilizar a linguagem do olhar, do corpo e o próprio semblante.
É uma linguagem? Sim. E não precisou de palavras para atingir esse objetivo.
O surgimento das linguagens
A História nos aponta que o homem, desde o seu surgimento, inventou diferentes formas de se comunicar. Em todas essas formas, havia o conceito de linguagem. Exemplo: o homem já usou a linguagem dos gestos, já deixou registradas as suas histórias por meio de símbolos.
tipos de linguagens
As cores já serviram de significados para as primeiras civilizações e continuam sendo utilizadas até hoje como uma forma de linguagem. Por fim, também houve a evolução da linguagem por meio de palavras. Todas essas invenções são chamadas de signos linguísticos e possuem um significado.
Tipos de linguagem
linguagem corporalNão verbal: signos sonoros ou visuais compõem a chamada linguagem não verbal.
Exemplos de signos sonoros: a música, uma sirene, um apito ou uma buzina.
Exemplos de signos visuais: cores (semáforo), formas (placas),