Linguagem verbal e não verbal
Linguagem Verbal:
O cigarro é, hoje, o maior problema de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, a Malária e a Varíola juntas. No Brasil, morrem cerca de 105 mil pessoas por ano (fonte INCA- MS).
Algumas consequências:
Uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia tem probabilidade 20 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma;
O fumante tem 7 vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago que os não fumantes;
Aparecimento de asma, gripes constantes com recuperação lenta. O fumante perde o folego aos menores esforços, com tosses frequentes, pigarro ou secreções constantes;
A Vida de uma pessoa que fuma 15 cigarros por dia é reduzida, em média, 5 anos.
Linguagem Não Verbal:
[pic]
2. Identifique os elementos que caracterizam a linguagem verbal e a não verbal e explique a relação entre eles.
Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita, diz-se que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano.
A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não verbal. Nesse caso, o código a ser utilizado é a simbologia. A linguagem não verbal também é constituída por gestos, tom de voz, postura corporal, entre outros.
A relação entre elas é que toda linguagem, seja verbal ou não verbal, possui um objetivo em comum: estabelecer algum tipo de comunicação entre quem fala ou escreve, e quem ouve ou lê.
3. Defina a mensagem principal de cada texto.
TEXTO I: A mensagem principal do texto é informar e alertar ao receptor os perigos provocados pelo fumo.
TEXTO II: Indicar que é proibido estacionar em determinado