Responsabilidade social
Comportamento Organizacional
Estudo de Caso
Ana Carapuça ∙ Filipe Veiga Alves ∙ Rafael Correia ∙ Sílvia Diogo ∙ Sónia Margarido
Resumo
Com base num estudo no departamento de Recursos Humanos na empresa Hotel Ibis, evidenciamos um conjunto evolutivo de responsabilidades e políticas que a empresa alinha entre o seu desenvolvimento e empenho dos colaboradores. Em suma a empresa Hotel Ibis, apresenta-se como bem estruturada, com valores bem presentes nos vários hotéis e que existe uma preocupação real com os colaboradores como é transmitido pelo estudo realizado. Podemos também salientar que este deve-se ao fato de a empresa ser uma multinacional, sendo assim influenciada pela sede (em França – Paris), na qual envia os guide lines ao nível dos Recursos Humanos ( sendo estes em todos os aspetos e vetores, ou seja, neste caso concreto sobre a prioridade e qualidade dos colaboradores ) e cada país atua em conformidade relativamente á sua cultura, legislação, vertente politico – legal e etc, para que haja uma conformidade global (worl wide). Neste sentido podemos ainda referir que será através destes guide lines centralizadas que permite ter uma politica de Recursos Humanos bem estruturada, transparente e funcional para todo o mundo.
Palavras-Chave – Work-Life Balance; Responsabilidade Social nas Organizações; Recursos Humanos; Hotel Ibis
Introdução
A marca Ibis está implementada em Portugal há 20 anos. Teve início com uma joint-venture com o Grupo Amorim. Rapidamente obteve uma estrutura coesa e direccionada para os clientes internos (colaboradores) e externos (clientes). Muitas das acções tomadas em prol das equipas em Portugal reflecte-se no seu dia-a-dia, com equipas dinâmicas e preocupadas.
Desde meados dos anos 80, que muitos estudos focam a sua atenção na temática conciliação entre trabalho e família. Tem sido identificada a grande dificuldade em conciliar estes dois