Linguagem Nao Verbal
Primeiramente, linguagem não verbal é toda e qualquer comunicação em que não se usa palavras para explicar a mensagem desejada. Por exemplo: Você está em um ambiente fechado, onde existe uma placa de proibido fumar e nenhum nome referindo-se a placa. Você sabe que aquela sinalização significa que é proibido fumar, sem que não haja nenhum nome de identificação. O Símbolo do masculino e feminino também é um exemplo dessa linguagem
Existem diversas textos não verbais no nosso dia-a-dia. Não necessariamente eles precisam está contidos em placas de sinalização. É muito comum encontrarmos também em charges, comerciais e revistas. A Linguagem não verbal tem o grande poder de prender a atenção do leitor bem mais do que um texto comum.
Ao contrário da verbal , a linguagem não verbal não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza..
Linguagem não verbal : as pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação.
Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de época para época. o comportamento não-verbal pode ser uma reação involuntária ou um ato comunicativo propositado.