linguagem matematica
Sendo a matemática uma disciplina que envolvem a leitura e compreensão,tanto na linguagem normal como matemática, o aprendizado da disciplina seguido de resolução de problemas tornou-se um dos pontos mais difíceis para o entendimento dos alunos . Devido a dificuldade de aprendizado dos alunos na base fundamental ,levando com isso reprovação na disciplina e mesmo aprovado sentem deficiência em utilizar o pouco conhecimento obtido,fazendo com que haja um grande índice de rejeição da disciplina perante os alunos.
Segundo VITTI (1999,P.32/33 é muito comum observarmos nos estudantes o desinteresse pela matemática, da avaliação,pode ser contribuído em alguns casos, por professores e pais para que esse preconceito se acentue.Os professores na maioria dos casos se preocupam muito mais em cumprir um determinado programa de ensino do que em levantar as idéias prévias dos alunos sobre um determinado assunto.Os pais revelam aos filhos a dificuldade que também tinham em aprender matemática, ou até mesmo escolheram uma área para sua formação profissional que não utilizasse matemática.
Embora o ser humano muitas vezes não perceba o a matemática está presente na vida cotidiana considerada por muitos a linguagem universal da ciência, sendo ela mesma detentora de uma linguagem própria que permite a comunicação entre aqueles que a estudam. Para GRANELL, 2003 p.28 a linguagem matemática é compreendida como organizadora de visão de mundo deve ser destacada com o enfoque de contextualização dos esquema de seus padrões lógicos, em relação ao valore social e a sociabilidade é entendida pelas intersecções que aproximam da linguagem verbal.
Partindo das idéias de GRANELL o ensino por meio da linguagem matemática será utilizado através de contextualização e interdisciplinaridade visando o desenvolvimento do aluno com procedimentos ,como técnicas, competências e habilidades no objetivo de capacitar o aluno a compreender ,interpretar situações