Apostila de enfermagem
Curso Técnico em Enfermagem
Disciplina: Assistência à Criança e à Mulher
Módulo: Turma:
Saúde da Mulher
O mundo feminino é cheio de detalhes próprios, que precisam ser analisados de maneira sensível com um olhar de mulher. Muitas famílias hoje são chefiadas por mulheres, que possuem uma dupla jornada de trabalho. Logo, além das tarefas domésticas, também trabalham fora para complemento da renda familiar. As mulheres são diferentes dos homens, tanto nos aspectos físicos, biológicos, no modo como apresentam suas necessidade, de como querem ser valorizadas e aceitas, e ainda do modo que entendem o mundo.
Os serviços de saúde são procurados mais por mulheres, que apresentam diversas necessidades. Esperam ser bem atendidas. (E para atender a demanda de saúde da mulher, foram criadas ações preconizadas, que são ações educativas que visam atende-las num todo, evitando agravos na sua saúde).
Inúmeras são as causas que levam a mulher ao adoecimento e a morte (morbimortalidade feminina). Os quais estão relacionados aos hábitos de vida, (fumo, stress, condições de trabalho, etc.).
Em busca de valorização e reconhecimento do seu trabalho, de suas necessidades de saúde, através de forma organizada (Movimento de Mulheres), vem participando da formulação de políticas de saúde, cobrando ações coerentes que precisam para sua saúde.
PROGRAMA DE ASSISTENCIA INTEGRAL A SAUDE DA MULHER -PAISM
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher
O Ministério da Saúde, considerando que a saúde da mulher é uma prioridade deste governo, elaborou o documento “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes”, em parceria com diversos setores da sociedade, em especial com o movimento de mulheres, o movimento negro e o de trabalhadoras rurais, sociedades científicas, pesquisadores e estudiosos da área, organizações não-governamentais, gestores do SUS e agências de cooperação internacional. Nesse