apostila etica enfermagem
A ética na enfermagem é o ramo da ética que analisa as atividades da enfermagem. Esta divide vários princípios com a ética médica, tais como beneficência, não-maleficência e respeito à autonomia. Pode ser distinguida pela sua ênfase em relacionamentos, manutenção da dignidade e cuidado colaborativo.
Etimologicamente, a palavra Ética deriva de duas origens possíveis, sendo uma delas a palavra grega éthos (costume) e a outra êthos (propriedade do caráter). A primeira serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que orienta a palavra Ética propriamente dita (ARCHER, 1996).
Já Singer (1994) entende-a como sendo um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar. Sendo assim o termo ética refere-se aos padrões de conduta moral, isto é, padrão de comportamento relativos ao paciente, à instituição e aos colegas de trabalho. Saber distinguir o que é certo e o que é errado é muito importante. Saber proceder e ter bastante responsabilidade, dar ao paciente o bem estar físico, moral e social do paciente. É preciso ter uma atitude moral que é a aplicação dos princípios éticos na vida profissional. Implica o uso de liberdade controle, senso de responsabilidade supõe boa formação de consciência, o que é indispensável para o profissional de saúde.
MORAL
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.
As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada