Estudo comparativo
Conforme Saraiva1986, a traquéia é um tubo com cerca de 12cm de comprimento, situado abaixo da laringe e formado por 15 á 20 anéis cartilaginosos. A traquéia é revestida internamente por uma mucosa, ou seja, um tecido que produz muco.
O mesmo autor afirma que os são duas ramificações da traquéia que penetram nos pulmões. Os brônquios são formados por anéis cartilaginosos semelhantes ao da traquéia.
São ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. Cada um dos brônquios penetra em seu respectivo pulmão, através de um orifício chamado hilo pulmonar. A partir daí, divide-se em diversos ramos que se distribuem por todo o pulmão. O conjunto das ramificações chama-se árvore brônquica.
Ainda o mesmo autor afirma que pulmões são dois órgãos esponjosos situados dentro da caixa torácica. Cada pulmão é envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura. Entre a pleura externa e interna, há um líquido lubrificante que permite que uma membrana deslize sobre a outra. O pulmão divide-se em lobos, que se dividem em lóbulos. O pulmão direito divide-se em três lobos e o esquerdo em dois.