PIPA
A necessidade das empresas de buscar novos instrumentos de gestão tem como causa maior a alta competitividade que marcam as empresas da era da informação. A Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda a atividade industrial.
A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um fator chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Se, por um lado, ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência. É nossa intenção neste trabalho alertar para a importância que o estudo das questões relativas à gestão da informação deve ocupar em uma Concessionária do grupo ZF DO BRASIL, tendo como empresa pesquisada a DHL – Direções Hidráulicas Londrina, existente desde setembro de 1999 na cidade de Sorocaba. Para isso, o trabalho expõe as bases teóricas sobre a gestão da informação, aborda seus conceitos e funções, discute o seu papel no processo de gestão das empresas e apresenta a informação como sua principal ferramenta de trabalho. Em seguida, são apresentados os resultados obtidos na pesquisa com os devidos comentários e sugestões de melhorias.
RESUMO
Para realização deste trabalho foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica. Segundo Lakatos (1997), este tipo de pesquisa consiste na análise e interpretação de livros, periódicos, textos legais, documentos, manuscritos, revistas, dissertações, entre outros.
A necessidade das empresas de buscar novos instrumentos de gestão tem como causa maior a alta competitividade que marcam as empresas da era da informação. A Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias,