linguagem inapropriada
Aprendizagem: Moodle e WebAula
Renata Santana Silva
Rejane Cunha Freitas
Faculdade Integrada do CearáFIC
Fortaleza, Brasil rsantana@ymail.com Faculdade Integrada do Ceará –
FIC
Fortaleza, Brasil rejanecf@fic.br Resumo - Este artigo descreve a pesquisa realizada para avaliar a usabilidade de sistemas Web para ensino a distância. A investigação foi conduzida através de testes com os usuários, utilizando questionários, para os ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e WebAula. A partir dos resultados foram feitas reflexões sobre a eficiência dos critérios em relação aos objetivos dos sistemas avaliados.
Palavras-chave: Usabilidade, Ambientes virtuais de aprendizagem,
Educação a Distância.
I.
INTRODUCÃO
O termo usabilidade foi originalmente criado para sistema Web comercial, com a intenção de investigar sua facilidade de uso. Entretanto, para análise de site com fins educacionais, devem ser considerados aspectos específicos relacionados a execução de tarefas características de cursos online. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um estudo da usabilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem:
Moodle e WebAula. Com o intuito de apontar aspectos positivos e negativos de cada um, em relação a usabilidade.
Foi analisada nestes dois ambeintes educacionais a facilidade de uso com uma investigação centrada no usuário.
Os resultados indicaram, de uma forma geral, uma aprovação dos entrevistados com relação a usabilidade dos dois sistemas. Entretanto, alguns aspectos foram reprovados, como o uso de “pop-up”, a demora para “carregar” as páginas, a ausência de um mecanismo de busca rápida para procura de recursos (fóruns, chats, materiais, dentre outros) nos ambientes e a falta de mecanismos de suporte aos usuários.
Este artigo encontra-se dividido nas seguintes partes: um breve referencial teórico sobre usabilidade, a apresentação e análise dos resultados.
II.