Atividade
1) Defina com suas palavras a importância do estudo da Gestão Operacional para o administrador público, considerando e identificando os três ciclos de gestão.
Gestão operacional é o conjunto de ações que foram planejadas e são executadas no processo de prestação de serviço público, ou seja, permite o conhecimento dos princípios e normatizações para efetivar o planejamento, bem como sua execução, por meio do Ciclo do PDCA (Plan – planejamento; Do – execução; Check – verificar e Action – agir) que deve ser efetivado nos instrumentos legais: PPA – Plano Plurianual, inserido no Planejamento Estratégico, estabelece as diretrizes, objetivos e metas da União, Estado e Município. LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, planejamento tático é o intermediário que vai ligar o PPA a LOA – Lei Orçamentária Anual, que faz parte do planejamento operacional, execução. Através do uso das ferramentas da Gestão Operacional, o administrador terá condições de analisar se as demandas da sociedade estão sendo inclusas no planejamento e através da avaliação saberá se essas demandas estão sendo atendidas ou implementadas como deveriam ser.
2) O funcionamento operacional de organizações prestadoras de serviços públicos pode ser caracterizado como: contínuo, sazonal ou situacional. Defina e cite exemplos para cada um desses tipos de ações para prestação de serviços públicos.
Contínuo: o serviço é oferecido durante o ano todo continuamente sem oscilações em demanda e mercado. Ex: UFMT – Coordenação de Curso: Solicitação de Segunda Chamada, Programa de Disciplina, Revisão de Nota de Prova. Atendimento Restaurante Universitário. Posto de Saúde: consultas médicas, atendimento pronto-socorro, internações.
Sazonal: é aquele em que a demanda varia periodicamente, ou seja, se repetem de tempos em tempos, comportando pequenas variações de um período de execução para outro. Ex: UFMT: Processo de