Fases da Logística
R= Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados, e informações relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Em resumo é colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante correto e na condição desejada, ao menor custo possível.
A logística ocupa hoje lugar de destaque na administração moderna e é atribuído a ela o sucesso ou insucesso de muitas organizações, com operações eficientes é possível tornar-se competitiva num cenário onde a abertura de mercado elevou a concorrência a níveis antes inimagináveis e tem imposto enormes desafios a essas organizações, mas a logística veio com modelos de gestão que possibilitam harmonizar os processos racionalizando de forma que questões relacionadas a custos fossem amenizadas e transformadas em ganhos. No decorrer dos tempos a logística passou por algumas fases.
A primeira fase foi com a atuação Segmentada, onde atender os consumidores passou a ser o foco das indústrias por meio de varejistas locais, a administração desses varejistas constituía em formar estoques elevados modelo que logo se mostrou pouco eficiente, estoques elevados se traduz em custos para sua manutenção e fatalmente são repassados para os clientes no estágio seguinte. Esse foi o primeiro desafio a ser reparado pelas indústrias e varejistas, pois ambos os lados tinham estoques elevados e a instabilidade da demanda não proporcionava uma análise mais assertiva do comportamento consumidor.
A segunda fase é caracterizada por processos industriais inovadores aplicados ao atendimento da demanda crescente, desta vez com o implemento de novos produtos em cores tamanhos e modelos elevando o interesse dos consumidores pela posse desses produtos. Essa variedade trouxe consigo muitas expectativas por parte