Linguagem de programação - assembly
Assembly - o que é?
"Assembly" significa montagem. "Assembler" significa montador. Montagem é o ato de transformar uma sequência de código fonte (texto) em código objeto (linguagem de máquina), e montador é o programa que faz isso. INTRODUÇÃO
Assembler é uma linguagem de programação usada para desenvolver o código-fonte para uma determinada aplicação que utilize micro controladores. É uma linguagem com códigos e mnemônicos (baixo nível) que permitem o controle do processamento no nível de um bit de um registro portanto, aproxima o usuário da manipulação da informação dentro do núcleo de processamento e das memórias de programa e dados individualmente. Ainda assim, o Assembler é uma linguagem para compreensão humana e não da máquina. A máquina só compreende informações na forma binária, que é de compreensão impossível pelo humano. Logo, deve existir um elemento tradutor da linguagem Assembler (humana) para a linguagem de máquina (binária). O tradutor é um programa residente elaborado pelo fabricante do dispositivo micro controlador (compilador) que reconhece os comandos e mnemônicos da linguagem Assembler (que normalmente é exclusiva para cada fabricante) – um arquivo code.asm - e converte em linguagem de máquina – um arquivo code.hex – que será gravado na memória de programa do micro controlador através de um dispositivo gravador adequado.
Programar diretamente em linguagem de máquina até é possível, mas é muito, mas muito mais difícil do que programar em assembly.
Usando esta linguagem e um programa montador, o programador não escreve em linguagem de máquina, e sim em uma linguagem textual, facilitando a construção dos programas. Embora fique mais fácil do que programar direto em linguagem de máquina, programar em ASSEMBLY ainda é uma das formas mais "difíceis" de programação, sendo conhecida como a linguagem de programação de "mais baixo nível".
O arquivo fonte do diagrama acima (aquela lista de comandos digitada