Ciencias da computaçao
1
Recordando alguns conceitos gerais de Programação
Conceitos Gerais de Programação
Linguagem de Programação: Uma linguagem de programação pode ser definida como sendo um conjunto limitado de instruções (vocabulário), associado a um conjunto de regras (sintaxe) que define como as instruções podem ser associadas, ou seja, como se pode compor os programas para a resolução de um determinado problema.
Conceitos Gerais de Programação
Código-Fonte: O texto de um programa que um usuário pode ler, normalmente interpretado como o programa. O códigofonte é a entrada para o compilador.
Conceitos Gerais de Programação
A codificação é a escrita, utilizando uma linguagem de programação, das instruções que o computador deve realizar para alcançar um resultado. Para a realização dessa tarefa são utilizados os chamados editores. O editor é a primeira ferramenta que o programador utiliza na etapa de codificação, pois é através dela que será gerado o arquivo (ou o conjunto de arquivos) que vai conter o código-fonte do programa. É possível utilizar qualquer editor de linha (como o EDIT do DOS ou o BLOCO DE NOTAS do Windows) para gerar o arquivo de programa. Mas existem ferramentas de edição mais específicas para cada linguagem.
Conceitos Gerais de Programação
Tradução do código-fonte: Independente da linguagem de programação utilizada e da arquitetura do sistema computacional, o código-fonte não é executável diretamente pelo processador. O código-fonte permite apenas que o programador consiga definir o programa em uma forma legível aos humanos. Para que o programador consiga definir o programa executável, é necessário que o código-fonte seja traduzido para o código de máquina do processador que compõe a arquitetura da sistema. A tradução é feita de forma