linguagem das crianças
Fizemos uma visita no colégio CRIEM localizado na região do Brooklin, onde foi observado a linguagem das crianças da educação infantil, na faixa etária de 0 á 4 anos.
Observamos que a principio o choro é o único meio de comunicação, se utilizam de um sistema próprio para se expressarem, que deverá ser interpretado pelas pessoas que estão ao seu redor.
Em torno dos dois meses aparecem à emissão de gritinhos e som de vogais como: Ahhh. Por volta dos seis meses começam as repetições de silabas tal como: DADADA e PAPAPA, e já começam a compreender o que é dito, por volta dos oito meses aparecem os gestos significativos como: apontar em direção á algo que queira dar tchau, mandar beijo.
Entre dez e quatorze meses começam á aprender as primeiras palavras como: não e seu próprio nome, nesse período as crianças usam uma palavra para indicar várias coisas como: PAPA para indicar PAPAI ou COMIDA.
O aparecimento de pequenas frases como: bola neném ou dá suco aparecem á partir de um ano e seis meses, nessa fase as crianças aprendem com muita facilidade, se utilizam da imitação e tem a memoria aguçada.
Crianças de dois anos, ao falar comem letras e silabas como: dizer mó ao invés de moto ou cao ao invés de carro, o desenvolvimento dessas crianças se caracterizam por imitações seguidas por repetições de palavras, faz um rabisco e diz que é seu nome ou de algum objeto, é nessa faixa dos dois até mais o menos os três anos que começa a imitação dos sons de animais como MIAU (gato) e AUAU (cachorro).
Por volta dos três anos de idade já da pra entender 90% do que eles falam, eles já começam a cantar musiquinhas com alguns erros de pronuncia de algumas palavras, na faixa de três pra quatro anos essas crianças já começam a falar com clareza.
Aos quatro anos começa o processo da escrita como: aprender a escrever seu próprio nome, contar, diferenciar letras, identificar e escrever nomes de objeto. É nessa faixa dos três aos quatro anos