Linguagem corporal
A linguagem do corpo é o reflexo externo do estado emocional da pessoa. Cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informação sobre a emoção que ela está sentindo num dado momento. Por exemplo, a mulher preocupada com uns quilinhos a mais nas coxas fica alisando o vestido. O homem incomodado com o fato de estar engordando puxa a dobra da pele sob o queixo.
O segredo da leitura da linguagem corporal está na capacidade de captar o estado emocional de uma pessoa escutando o que ela diz e observando seus gestos e atitudes. É interessantíssimo notar as contradições entre o discurso falado e o transmitido pelo corpo.
Gestos, expressões faciais e corporais são linguagens presentes em nosso dia-a-dia, paralelas a linguagem verbal. Muitas vezes, não a reparamos ou não a decodificamos, mas as mesmas nos mostram ações que em muitos casos substituem a linguagem falada.
De forma sucinta, abordaremos alguns temas acerca desse assunto.
LINGUAGEM SÓ FALADA?
Nosso corpo é a maior estrutura capaz de transmitir informações, tanto emocional como física. A mímica, por exemplo, é uma das formas de comunicação humana que consegue exprimir sentimentos e emoções através de gestos e de expressões, O mímico utiliza o seu corpo para se comunicar, sem necessitar da fala.
Mr. Been (personagem famoso da televisão Britânica interpretado por Rowan Atkinson) utiliza todos esses recursos, pois não ouvimos uma só palavra da sua boca, mas sabemos exatamente o que ele quer fazer, o que ele quer dizer e o que ele está pensando. Assim como Charles Chaplin que também utiliza a expressão corporal de modo a não precisar da fala, e sim de gestos e expressões faciais.
Mudando um pouco de assunto, mas sem sair do tema, o nosso corpo fala também através do jeito que andamos. Como exemplo podemos citar o modo de algumas pessoas andarem com o peito estufado e a cabeça erguida, isso significa um ato de domínio. Se