Processos contínuos e discretos da produção
É o tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços pela qual organiza-se a produção de bens e serviços. É um conjunto de partes que interagem entre si, com um objetivo comum, que atuam de acordo com os insumos no sentido de produzir um resultado.
Seus principais componentes são: Elementos: insumos – matéria-prima, mão-de-obra, capital – recursos financeiros, máquinas e equipamentos, Know-how – conhecimento de como se faz. Processos: processos de conformação – manufatura, processos de transferência – serviços.
2-De acordo com o sistema tradicional de classificação de produção, como podemos definir o sistema de produção por lotes? Dê alguns exemplos de produção que utiliza este sistema de produção.
É um sistemas de produção intermitente, ao término da fabricação de um produto outros produtos tomam seu lugar nas máquinas, de maneira que o primeiro produto só voltará a ser fabricado depois de algum tempo.
Exemplos: indústrias têxteis, de cerâmica, de eletrodomésticos, de materiais elétricos, etc.
3- Dê exemplos de 2 tipos de indicadores de processo. Identifique um processo de produção (discreto ou contínuo) o qual eles são utilizados.
1) Produtividade;
2) Capacidade;
Processos Contínuos: São aqueles cujo processo produtivo envolve de maneira mais significativa variáveis continuas no tempo. A produção é medida em toneladas ou em metros cúbicos, e o processo produtivo essencialmente manipula fluidos. Nos processos contínuos as variáveis mais usuais são temperatura, pressão, vazão e nível, embora existem muitas outras como análise ("taxa de gases"), chama, condutividade elétrica, densidade, tensão, corrente elétrica, potência, tempo, umidade, radiação, velocidade ou freqüência, vibração, peso ou força, e posição ou dimensão.
4- O que é um processo híbrido de manufatura? Dê 1 exemplo.
Processos Híbridos: Ocorre quando em um processo de múltiplos estágios,