Equoterapia
Sílvio Secioso Varejão
Thaline Guedes Sacilotto
Denise Pereira Alcântara Ferraz
Resumo
Como prática terapêutica de enfoque inter e transdisciplinar, a equoterapia se utiliza do cavalo como instrumento cinesioterapêutico gerador de estímulos capazes de causar ajustes de postura, tonicidade e equilíbrio em seus praticantes através de diferentes modalidades de exercícios e da interação do homem com o animal, gerando benefícios biopsicossociais.
Palavras-chave: Equoterapia. Psicomotricidade. Hipoterapia. Reeducação.
Abstract
As a therapeutic practice with an inter and transdisciplinary focus, the equoteraphy utilizes the horse as a cinesiotherapeutic instrument to create stimulus that can cause stance, tonicity and equilibrium in its practitioners across different modalities of exercises and the interaction of the man and the animal, generating biopsychosocial benefits.
Key words: Equoteraphy. Psychomotricity. Re-education.
Introdução
O presente artigo foi desenvolvido tendo em vista as muitas modalidades de exercícios oferecidos pelo trabalho em equoterapia, bem como os estímulos gerados pela complexa interação homem-animal, pelos quais se dão os benefícios da equoterapia, bem como contribuir para o enriquecimento literário nesta área. Pretende-se expor os mecanismos pelos quais esta interação e as práticas acima citadas podem gerar tais benefícios, e também as principais características do trabalho equoterápico, bem como da equipe que o realiza.
Equoterapia: Definição e conceituação.
A Palavra equoterapia, segundo a Associação Nacional de Equoterapia denomina as atividades terapêuticas realizadas com o cavalo e a cavalo, vem do radical latino “equus” associado ao grego “therapeia”. O prefixo equus evidencia a utilização do cavalo e técnicas de equitação e da atividade eqüestre, e Therapeia à aplicação de conhecimentos técnico-científicos no campo da terapia e da educação (ANDE, 2006).