linguagem corporal
Técnico
Português
Prof.: Carlos Zambeli
Português
MPU
Material de complementação do Edital MPU 2013 – Língua Portuguesa – Prof. Carlos Zambeli
1) (CESPE – 2013) O emprego do sinal indicativo de crase em “Já existia o Patronato Agrícola, ligado à Secretaria de Agricultura, o qual se ocupava de tais questões” justifica-se porque o verbo ligar exige complemento regido pela preposição a, e a palavra “Secretaria” é antecedida pelo artigo definido feminino singular a.
Certo
Errado
2) (CESPE 2012) O emprego do sinal indicativo de crase em ‘à’ (O tratamento destinado à maioria dos casos de desaparecimento não é prioritário.) é facultativo, razão por que sua retirada não acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto.
Certo
Errado
3) (CESPE - 2013 ) “Assim, não basta proteger o cidadão do poder com o simples contraditório processual e ampla defesa...”
O termo “do poder” relaciona-se sintaticamente com o termo “o cidadão”, modificando-o.
Certo
Errado
4) (CESPE – 2012) “ A falta de materialidade do corpo difere o desaparecimento de qualquer outro crime.”
Seriam mantidos o sentido original do texto e a sua correção gramatical, caso a preposição de fosse inserida logo após a forma verbal ‘difere’ .
Certo
Errado
5) (CESPE – 2013) O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT), após autorização da
presidenta , efetuou a doação de diversos equipamentos a duas entidades...”
O trecho “após autorização da presidenta” está entre vírgulas porque se trata de adjunto adverbial intercalado na oração principal, ou seja, deslocado em relação à ordem direta.
Certo
Errado
6) (CESPE - 2013) “Ela compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas de autogestão e redes de cooperação – que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças, trocas, comércio justo e consumo