Resenha: A trajetória histórica da didática
A reabertura de estudos e discussões sobre Didática, como disciplina e campo de estudos, parece refletir mais um momento de crise em sua trajetória histórica. É conveniente estudar a evolução da didática pois poderão trazer esclarecimentos sobre seus objetos de estudos e delimitação de seu campo.
Didática difusa
Tinha objetivo como o de hoje: ensino, no lar e na escola.A situação didática, foi vivida e pensada antes de ser objeto de sistematização e de constituir referencial do discurso ordenado de uma das disciplinas do campo pedagógico. Na longa fase que se poderia chamar de didática difusa, ensinava-se intuitivamente.
Surgimento da didática:
Após uma crise se constitui um marco revolucionário e doutrinário no campo da Educação. Da nova disciplina surge a partir de dois educadores RATÍQUIO e COMÊNIO que levam em conta o ensino com ideias éticas religiosas modelo que os didatas impõem ser levado do fácil para o difícil, espera-se reformas da Humanidade, já que deveria orientar educadores e destes, por sua vez, dependeria a formação das novas gerações.
Mas é aos reformadores do século XVII que, como disse H. NOHL(5) , deve-se a "autoconsciência" do proceder educativo,retirando as cogitações didático-pedagógicas da Filosofia, da Teologia ou da Literatura, onde, até essa época,encontravam abrigo.
Conheçam Seus Alunos - diz Rousseau Não é um sistematizador da Educação, mas sua obra dá origem, de modo marcante, a um novo conceito de infância. O Século das Luzes, que tanto valoriza a razão, temnosxcessos românticos de ROUSSEAU o seu contraponto. Sob certos aspectos ele aparece como um continuador das idéias dos didatas, mas dá um passo além de suas doutrinas quando põe em relevo a natureza da criança e transforma o método num procedimento natural, exercido sem pressa e sem livros. O aspecto metodológico da Didática encontra-se, sobretudo, em princípios, e