linguagem corporal como instrumento de aprendizado
Através deste trabalho do curso de Pedagogia do 6º semestre pude perceber que quando nós professores ao ensinar trabalhamos com a diversidade de gêneros na escola entendemos que por mais simples que seja as letras, as palavras ganham um significado.
Entendo também que gêneros textuais são línguas quando usadas na escola, na vida cotidiana, fora da escola, línguas em uso social, seja quando usamos gêneros escritos, seja quando usamos gêneros orais estamos usando instrumentos de comunicação. DESENVOLVIMENTO
Gêneros textuais são os conceitos que se aplicam aos diversos textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito.
São textos realizados em situação comunicativa recorrentes, encontrada no nosso cotidiano, ou seja, são textos orais e escritos.
A linguagem é uma forma de ligação entre as pessoas, através dela as pessoas se expressam, passam informações. Através deste processo de ligação verbal surgem os discursos que estão introduzidos no nosso dia a dia. Os discursos aparecem através dos textos orais i linguísticos com o avanço da tecnologia surgiram novos gêneros textuais.
Os gêneros são inúmeros não daria para citar todos, mas vejamos alguns, o bilhete, carta, romance, reportagem, bula de remédio, lista de compras, telefonema, cardápio de restaurante, outdoor, resenha, piada, reunião de condomínio, bate papo por computador, aulas pela internet, etc.
Para Marcuschi gênero textual é definido como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia a dia e que apresenta características sóciascomunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.
No agrupamento do narrar, são colocados os gêneros da cultura literária ficcional, como contos, lendas romances, fábulas, crônicas. A situação de produção desses gêneros sempre envolve a ficção e a criação.
O agrupamento da ordem do narrar, gêneros narrativos, podem desde os idos
mais