Linguagem Cobol
Linguagem Cobol
Andre Luiz de Oliveira RA: 1575169396
Douglas Divino Santos Barreto RA: 9930023762
Renata Vianna RA: 1567235856
Edson Luiz
Pedro
Felipe
07/05/2015
Histórico da Linguagem A linguagem Cobol surgiu em maio de 1959 pelo Departamento de Defesa dos EUA onde se reuniram representantes de vários fabricantes de computadores e usuários em geral. Surgiu com o objectivo de ser uma linguagem comum de programação para computadores digitais tendo em vista aplicações comerciais. A sua sigla significa Common Business Oriented Language (Linguagem de Programação Comum Orientada à negócios) e ela foi idealizada em uma reunião patrocinada pelo Pentágono, onde a partir daí iniciaram os projectos da nova linguagem. Em agosto de 1961 foi divulgada a primeira versão do Cobol, que com o passar dos tempos foi sendo aperfeiçoada, resultando em versões que aumentaram a potencialidade da linguagem. Uma importante contribuição da COBOL foi o seu código de fácil aprendizado, pois utiliza verbos da língua inglesa para identificar os seus comandos. É excelente para manipulação de arquivos.
A Cobol é uma linguagem autodescritiva com uma organização rígida e bem definida com o propósito de facilitar a escrita e a leitura tanto para o programador como para o leigo.
Adaptação O processo de conversão se dá por meio de um plugin. Ele cria o código-fonte em Java, baseado no original em COBOL, e depois compila a aplicação. Como é flexível – e até “livre demais”, segundo Fowler –, “o Java pode entender como o COBOL se ‘sente’ ou se comporta pelas conversões”.
A mudança não exige grandes adaptações, já que desenvolvedores em COBOL e em Java podem, de certa forma, entender o código. Fowler ainda lembra que isso abre um leque interessante de possíveis implementações no sistema, graças à boa variedade de APIs na linguagem mais nova. Fora que, no caso de bancos, facilita a comunicação entre equipes de desenvolvimento interno