A Linguagem COBOL E Sua Aceita O No Mercado No Inicio Dos Anos 2010
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto de Pesquisa
“A linguagem COBOL e sua aceitação no mercado no inicio dos anos 2010”
Pesquisador: Sara de Souza Oliveira
Orientador: Flavio Viotti
São Caetano do Sul
2012
Introdução
Afinal, como um mercado de trabalho com tantos profissionais de TI, ainda sofre com a falta de profissionais nessa linguagem?
Mas para se responder a essa pergunta, primeiro devemos saber o que é COBOL. COBOL - COmmon Business Oriented Language (Linguagem Comum Orientada às Aplicações Comerciais) - é uma linguagem de programação que surgiu em 1959, desenvolvida para aplicações comerciais, uma linguagem para maquinas de grande porte, em sua maioria mainframes.
De acordo com DEITEL & ASSOCIATES INC (2001, p.46), a linguagem foi criada “por fabricantes de computadores, governo e usuários de computadores de empresas”. Este grupo de pessoas decidiu montar um comitê (CODASYL - Conference On Data System Languages) para discutir sobre as necessidades de se criar uma linguagem geral a ser aplicada aos negócios comerciais. Essa linguagem também é considerada de alto nível, que para LOPES (1997, p.408), a definição para linguagens de alto nível é “linguagem de programação, cujas construções não mostram qualquer semelhança com a linguagem de máquina”. O que não deve ser confundido com linguagem de alta plataforma, um termo usado para definir linguagens que lidam com computadores de grande porte e processam grandes cargas de dados. Enquanto linguagem de baixa plataforma define-se como linguagem destinada a microcomputadores. Juntamente com o Fortran e com o Basic, o COBOL foi uma das linguagens responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico das ultimas décadas, mas com o grande avanço tecnológico, foram surgindo cada vez mais linguagens de programação voltadas aos microcomputadores e dispositivos móveis. Então os mainframes – computadores de grande porte – foram gradativamente perdendo o foco,