Aplica o da computa o gr fica no ramo da Medicina
Sistemas computacionais utilizados em Medicina
A computação gráfica ao longo dos anos tem ganhado bastante espaço e sendo bem utilizada no ramo da medicina. Antigamente, não víamos tantas animações gráficas ilustrando o funcionamento do corpo humano com tantas definições como podemos ver hoje. Pois bem, trata-se de computação, arte e medicina. Todos interligados propondo uma inovadora metodologia tanto para o aprendizado quando no próprio mercado profissional, ou seja, essa metodologia ajudara estudantes e médicos no entendimento do funcionamento do corpo humano.
Neste trabalho, iremos descrever alguns dos principais sistemas utilizados no ramo da medicina com integração da computação gráfica. Imagine o quão rico é para um estudante de medicina poder conhecer muito de perto, com riqueza de detalhes, o funcionamento do corpo humano, cada articulação em movimento, cada célula com suas ações e reações. Por mais que se tenha o conhecimento dos órgãos em aulas de anatomia (utilizando cadáveres), são poucas as chances de se observar o funcionamento de cada órgão, por exemplo.
Existem 2 projetos de computação gráfica em destaque na área da medicina, são eles:
Homem Virtual/Mulher Virtual, desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O software gráfico pode ser utilizado para melhor conhecer os sintomas das doenças, simulando a fisiopatologia (estuda os mecanismos, as causas que levam ao aparecimento de determinadas doenças) , a ação dos medicamentos no organismo, a produção de sons, o ciclo menstrual, os processos de audição e visão, a ação de vírus, entre outros. Atualmente, milhares de médicos, entre dermatologistas, urologistas e cardiologistas, utilizam o software Homem Virtual em seus consultórios para melhor orientar seus pacientes.
E o PROMED (Prototipagem Rápida na Medicina), desenvolvido pelo CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer) em Campinas /SP. O projeto PROMED oferece um