Lingua
Libâneo (1998) relata que a Pedagogia trata as questões sistemáticas do ensino, de uma forma mais abrangente por também orientar a ação educativa e suas questões problemáticas. Pode-se dizer que a Pedagogia, portanto, se ocupa de metodologias, na formação das crianças, em seu processo de aprendizagem e também define práticas em sua ação educativa.
Freire (1987) fala de uma Pedagogia que está presente na sociedade, que está além do contexto de sala de aula, uma Pedagogia de opressão Social e de pouca democracia. Pedagogia essa que oprime os indivíduos e que não os deixa pensar livremente, que não permite o trabalho com a criticidade diante de tudo, diante da vida. Uma Pedagogia que reafirma a detenção do poder nas mãos de poucos e que deixa os indivíduos refém de uma sociedade injusta.
Compreende-se como uma das grandes sub áreas da Pedagogia a Língua Portuguesa, língua usada para a comunicação no Brasil, nos mais diferentes contextos e situações, muito embora, seja possível perceber que nem todas as pessoas fazem uso dessa língua de forma coerente e respeitando as normas e regras estabelecidas por ela.
Segundo os PCN (2000), o ensino da Língua Portuguesa, muitas vezes, não consegue garantir o uso eficaz da linguagem, dificultando a progressão do aluno para os anos superiores.
A Língua Portuguesa é a base para a comunicação oral e escrita, por isso a necessidade de um bom desenvolvimento e compreensão desse conteúdo. Ainda nos PCN (2000), podemos observar a importância que se enfatiza no bom aprendizado da Língua