trabalho
Biografia: Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1992. Era filho de Reginaldo Ribeiro dos Santos e de Josefina Augusta da Silveira. Em Montes Claros fez os estudos fundamentais e secundário, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e Ginásio Episcopal de Montes Claros.
Em 1946, forma-se em antropologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e dedica seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia (1946-1956). Notabilizou-se fundamentalmente por trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação, sociologia, e antropologia tendo sido, ao lado do amigo a quem admirava Anísio Teixeira, um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, elaborada no inicio da década de 1960, ficando também na história desta instituição por ter sido seu primeiro reitor. Redigiu o projeto, como funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, do Parque Indígena do Xingu, criado em 1961. Também foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Publicou vários livros, vários deles sobre os povos indígenas.
Bibliografia: romances: Maíra (1976); O Mulo (1981); Utopia Selvagem (1982); Migo (1988). Apresentação
Obra: O Mulo.
Ilustrador: Poty.
Autor: Darcy Ribeiro.
Editora: Leitura.
Edição: 2007.
Gênero Literário: Romance.
Desenvolvimento
O Mulo, assim apelidado pelo “seu povo” faz de seus escritos ao padre no que supõe serem os seus últimos dias de vida, mais que uma confissão, um desabafo de um homem que teme e sente morrer sozinho. Toda a angústia de sua solidão, embora o personagem teime em admitir que sente por isso, precisa de uma vazão. E ele o faz escrevendo a um padre que não conhece, ainda não escolhido. Em sua sala vazia de gente, mas cheia de recordações, O Mulo conta sua história desde menino órfão. Uma verdadeira saga do menino vindo do nada e sem ninguém até o fazendeiro dono de seus homens e de sua