lingua
Idade: 9 – 12 anos.
Pra c omeç ar e explorar:
Diga as c rianç as que hoje "teremos" uma aula espec ial.
1. Com uma fita c repe "tape" os lábios de todos (inc lusive o seu).
2. Se o Centro permitir (espaç o) c oloque c ada uma num lugar (numa sala diferente, ou no jardim, c orredor...) "isoleos". Se não for possível, deixe c ada um num ant o da sala. c 3. Por uns 5 ou 10 m inutos mantenha a turma assim. (já imaginaram o tédio para as c rianç as...!!!???)
4. Reúna as c rianç as na mesa, mas não tire a fita c repe da boc a (nem da sua). Esc reva a instruç ão a seguir num papel ( t raga pront o) e most re para elas o que t erão que f azer.
5. Pegue revistas e peç a (esc rito) que elas rec ortem os rostos que enc ontrarem nas mesmas; rec ortem e c olem numa folha em branc o (3 ou 4 rostos); porém, c om um detalhe: elas terão que rec ortar as orelhas e as boc as das f ot os.
6. Na mesma folha, elas terão que fazer um desenho de si mesmas (auto- retrato) sem boc a e sem orelhas...
7. Peç a (por esc rito) que elas c irc undem c om c ores as fotos rec ortadas, expressando a vibraç ão ou irradiaç ão(o estado de ânimo, de alma) c ada figura naquela c ondiç ão de de não poder com unicar-se com os outros pela palavra. Como ela ( desenho) e as pessoas ( f ot os) se sent em sem "boc a e ouv idos", sem a expressão e c apt aç ão da palavra...? Expressar isto em c ores "em volta" das imagens...
T erminado, tire todas as "amarras"(c repe) das boc as (alivie....) e pergunte se a palavra "falada", "a voz", "o som"...são importantes para ela.
Opção: posso fazer o mesmo trabalho de rec ortar, desenhar e c olar, mantendo as figuras e o desenho de si mesmo c ompleto (c om boc as e ouvidos) e pedir para que ilustrem c om c ores a vibraç ãodessas figuras também.
Com parar: Será que as últimas estão c om c ores mais vibrantes, expansivas...? mais fortes,
mais harmonizadas,
mais
Questionar:
A palavra falada é