Relatorio de Visita técnica paranapiacaba
A Vila de Paranapiacaba fica localizada na Serra do Mar e faz parte no município de Santo André.
A Vila foi construída com o objetivo alojar os trabalhadores da construção da linha ferroviária que ligaria a cidade de Santos à Jundiaí, administrado pela empresa São Paulo Railway Company Limited- SPR, que visava atender o crescimento econômico da época, e posteriormente a fixação da população para manutenção do sistema.
A Vila é hierarquicamente dividida em duas partes, a parte baixa onde foram construídas as casas que abrigariam os trabalhadores da linha ferroviária, e a parte alta que foi cedida pela SPR para o desenvolvimento do comércio local e a sociedade em geral.
A construção da linha ferroviária foi baseada em trilhas indígenas que contornavam as montanhas e desenvolvida por engenheiros estrangeiros ingleses com ideias tecnológicas mais avançadas às quais tornariam a ferrovia economicamente viável e funcional até os dias atuais.
Houve um grande crescimento econômico no Brasil por conta da linha ferroviária ter facilitado o transporte de mercadorias do porto de Santos para outras localidades.
A criação da vila de Paranapiacaba foi extremamente influenciada pela arquitetura e padrões europeus, além da influencia cultural e a preocupação com o planejamento eficiente das construções e distribuição de recursos.
Objetivo:
Este trabalho tem como objetivo correlacionar os assuntos abordados em sala de aula com exemplos práticos vistos na visita técnica à Vila de Paranapiacaba, como projetos de engenharia, sustentabilidade, ecologia e impactos ambientais.
..................Quebra de Página..................Áreas protegidas de Paranapiacaba:
Reserva biológica do Alto da Serra:
A Reserva Biológica do Alto da Serra é uma área doada pela São Paulo Railway Company e hoje é administrada pelo Instituto de Botânica de São Paulo desde 1938, sua localização é no Planalto da Serra do Mar, próximo a Vila de Paranapiacaba em Santo André, São