Lingua e linguagem
A Língua é o fator resultante da organização de palavras. É, de certa forma um aspecto natural, isto é, algo que possui suas leis e princípios próprios e que independem dos sujeitos falantes que a empregam e utilizadas por uma coletividade.
A Línguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos. Tanto a verbal quanto a não-verbal expressam sentidos e utilizam-se de signos. Através da linguagem, o homem modela seus pensamentos, emoções, sentimentos, sua vontade, seus atos, logo, a linguagem é a base mais profunda da sociedade humana.
Sendo assim, a linguagem engloba a língua, fala e palavra, que se constitui sob fato físico, que determina para o ser humano a possibilidade de falar, escutar, escrever e ler; sob aspecto sociocultural, que determina a diferença entre línguas e entre linguagem dos indivíduos, ou seja, o português e o inglês correspondem a sociedades diferentes, bem como a linguagem de Machado de Assis e Guimarães Rosa correspondem a momentos diferentes da cultura do Brasil.
A Linguagem Como Atividade Humana
Considerando o homem um ser que fala e a palavra a senha de entrada no mundo humano, vamos examinar mais profundamente o que vem a ser a linguagem especificamente humana. A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. A linguagem, portanto, é um sistema de representações aceitas por um grupo social, que possibilita a comunicação entre os integrantes desse mesmo grupo.
Entretanto, na medida em que esse laço entre representação e objeto representado é