lingua portuguesa
Universidade Anhanguera – Uniderp
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
5º SEMESTRE - PEDAGOGIA
PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIA: KELLY DE SOUZA MARTINS
FRANCINEIDE ARAÚJO NOGUEIRA FORMIGA – 6791412394
MARIA MARTA FERNANDES CALDAS – 6785388641
MARIA DA PENHA SILVA OLIVEIRA - 6731336837
MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA RODRIGUES - 6582339893
NACIARA MELO RIBEIRO - 7188537916
RAQUEL MARQUES DE SOUZA – 6990457299
TAGUATINGA – DF
15/04/2015
INTRODUÇÃO
O objetivo é mostrar um pouco sobre a importância do ensino da Língua Portuguesa, desde as fases inicias da educação. O ensino de Língua Portuguesa tem o intuito de preparar o aluno para lidar com a linguagem em suas diversas ocasiões do cotidiano social.
Nós abordaremos as duas categorias principais, que são: a língua portuguesa oral e a escrita. O domínio da língua oral e escrita, é fundamental, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania.
Existem fatores que influenciam bastante na nossa linguagem, tais como a diferença regional. Muitas vezes a mesma palavra tem pronuncia diferente em vários estados. Um objetos recebem nomes diferentes, com alimentos ocorre da mesma forma.
Língua Oral e Língua Escrita
• Cada uma com suas propriedades, a Língua Oral e a Língua Escrita se completam. Os falantes não escrevem exatamente como falam, pois a fala apresenta como características uma maior liberdade no discurso, pois não necessita ser planejada; pode ser redundante; enfática; usando timbre, entonação e pausas de acordo com a retórica – estas características são representadas na língua escrita por meio de pontuações.
• Necessita-se de contato direto com o falante para que haja linguagem oral, sendo a mesma espontânea e estando em constante renovação. Assim, como o falante não