Linfoma
- Linfoma de Hodgkin;
- Linfoma não-hodgkin; São classificados conforme o grupo de células que sofre a malignização e passa a se reproduzir rápida e desorganizadamente.
Linfoma de Hodgkin O termo utilizado para descrever essa doença tem contexto histórico. O linfoma de Hodgkin foi assim chamado devido à descrição de vários casos em 1832 por Thomas Hodgkin, os quais foram reconhecidos como uma nova condição maligna que envolve os linfonodos. Foi aproximadamente 40 anos mais tarde que um novo conceito de linfoma (originalmente denominado linfossarcoma), diferente do linfoma de Hodgkin, foi proposto por Virchow, Conheim e Billroth, três proeminentes médicos do final do século XIX. O linfoma de Hodgkin geralmente se dissemina de uma cadeia para outra de maneira ordenada por meio dos vasos linfáticos, chegando aos gânglios linfáticos.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Linfoma_de_Hodgkin)
O termo ¨linfoma de Hodgkin¨ (LH), compreende um grupo de neoplasias linfóides que diferem dos linfoma não-hodgkin em vários aspectos. O Linfoma de Hodgkin surge em um único linfonodo ou em uma cadeia de linfonodos e se propaga primeiro para os linfonodos contíguos anatomicamente. Embora a sua origem seja desconhecida, têm surgido evidências que a