Linfomas
Linfoma é a doença que surge quando as células do nosso sistema linfático sofrem transformações malignas, ou seja, viram câncer.
SISTEMA LINFÁTICO: O sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos, linfonodos e linfa. Além de levar de volta para o sangue o líquido extravasado dos capilares sanguíneos, o sistema linfático absorve gorduras no intestino e tem participação especial na defesa do organismo.
Os linfomas são um grupo de doenças que se originam nas células do sistema linfático Este sistema é constituído de órgãos e tecidos que produzem,armazenam e distribuem os glóbulos brancos do sangue que combatem a infecção e outras doenças. Fazem parte deste sistema a medula óssea, os linfonodos (gânglios ou ínguas) e os vasos linfáticos (vasos que carregam a linfa, como as veias carregam o sangue).
O Linfoma é o câncer que surge quando uma célula do sistema linfático normal se transforma em uma célula maligna, crescendo descontroladamente e disseminando-se pelo organismo. Esta doença se caracteriza, em geral, pelo aparecimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção.
Há dois grandes grupos de linfomas:
Linfomas de Hodgkin
Linfomas Não-Hodgkin
São classificados conforme o grupo de células que sofre a malignização e passa a se reproduzir rápida e desorganizadamente.
Linfoma de Hodgkin
Os Linfomas de Hodgkin (também chamados de Doença de Hodgkin) originam-se de um tipo específico de célula linfóide, a célula de Reed-Sternberge. Estes linfomas podem se dividir em Linfoma de Hodgkin nodular linfócito predominante e Linfoma de Hodgkin clássico.
Apesar de não se saber a causa dos Linfomas, uma série de fatores de risco estão associados a estas doenças.
Fatores de risco para Linfoma de Hodgkin:
Idade esta doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; mas são mais comuns entre 15 e 40 anos, atingindo particularmente indivíduos entre 25 e 30 anos.
Pacientes