Limpeza de caixa d'agua
Vanderlei Luíz Nº 27 TST 27
Limpeza de caixa d’agua. 1. OBJETIVO
Esta análise fixa as condições seguras para os funcionários, nos trabalhos de limpeza de caixa d' água e espaços confinados, adotados pelo Departamento Saúde e Segurança do Trabalho da empresa Net engenharia.
2. DEFINIÇÔES
3.1. Espaço confinado
Refere-se a um espaço com dimensões e aberturas limitadas para entrada e saída, ventilação natural desfavorável que pode conter ou produzir contaminantes e conter produto que possa envolver ou sufocar quem nele adentrar, e que não é recomendado para ocupação contínua de pessoas. Espaços confinados incluem, tanques de armazenamento, tanques de processo, cilindros, covas, silos, tinas, tanques de reação, caldeiras, dutos de ventilação, esgotos, túneis, poços de bombas, poços de balanças, poços de elevadores, caixas d' água, etc.
2.2 Atmosfera
Refere - se aos gases, vapores, névoas, fumos e partículas em suspensão dentro de um espaço confinado;
2.3 Nível de teto
O máximo de concentração de um produto para o qual uma pessoa pode ser exposta por um período especificado de tempo.
2.4 Pó combustível
Matéria orgânica particulada capaz de sofrer combustão ou de queimar quando sujeito a uma fonte de ignição, em presença de atmosfera oxidante.
2.5 Trabalho à quente
É todo trabalho envolvendo aquecimento, queima, solda, corte, como também trabalho que produz uma fonte de ignição ou calor sob forma de atrito ou chama exposta, onde deve ser seguido o procedimento.
2.6 Isolamento e bloqueio
Um processo por meio do qual o espaço confinado que está fora de operação é completamente protegido contra o lançamento inadvertido de produtos ou fontes elétricas, através de bloqueio ou desconexão e sinalização.
2.7 Observador externo ( Vigia )
Pessoa que fica do lado de fora do espaço confinado em permanente vigia e comunicação com quem está no interior de um espaço confinado para pronto