Pop Limpeza Caixa D'água
Minimizar risco à saúde dos usuários e dos funcionários, com a correta higienização da caixa d’água, de modo a permitir água potável de melhor qualidade.
2. SETOR ENVOLVIDO
Limpeza 3. RESPONSABILIDADES
Auxiliar de serviços gerais.
4. FREQUÊNCIA
A cada 6 meses. 5. PROCEDIMENTOS
1 Fechar o registro no cavalete para evitar a entrada de água.
2 Armazenar água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza, sendo que o fundo da caixa deve estar um palmo de água.
3 Tampe a saída de água para evitar que água saia e para que não entre sujeira pelo ralo.
4 Utilize um pano úmido para limpar as paredes e o fundo da caixa. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou produtos químicos.
5 Retire a água da lavagem e a sujeira com auxílio de uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos úmidos e evite passa-los na paredes.
6 Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione 2L de água sanitária. Deixe por 2 horas e utilize esta solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de um balde.
7 Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso estiver acontecido, faça quantas aplicações da solução forem necessárias até completar 2 horas.
8 Não use esta água de forma alguma por 2 horas
9 Passada 2 horas, ainda com o registro fechado, abra a saída de água e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione a descarga dos sanitários, para desinfetar todas as tubulações da drogaria até esvaziar a caixa d’água.
10 Utilize o item 4 para lavar a tampa da caixa.
11 Tampe bem a caixa para evitar a entrada de insetos, sujeiras.
12 Abre a entrada de água da caixa e deixe-a encher.
13 Anote no relatório de limpeza da caixa d’água a data da limpeza.
6. REFERÊNCIAS
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS FARMACÊUTICAS
SABESP