limites e marcos visuais no HORTO
Horto Florestal: A presença de um limite no bairro do Horto Florestal se dá no momento em que se passa pela Avenida Juracy Magalhães e nos deparamos de frente com um paredão de árvores.
Este constui um elemento linear que segue adiante na Avenida Juracy Magalhães, servindo como uma "fronteira" entre os dois locais.
Continuação do paredão de árvore, marcando um limite do bairro Horto Florestal com a Av. Juracy Magalhães.
Marcos visuais: "Os marcos são outro tipo de referência, mas, nesse caso, o observador não entra neles: são externos. Em geral, são um objeto físico definido de maneira muito simples: Edifício, sinal, loja ou montanha. [...] Alguns marcos são distantes, tipicamente vistos de muitos ângulos e distâncias, acima do ponto mais alto de elementos menores e usados como referências radiais. [...]" (Lynch, K. A imagem da cidade. Pg 52).
Não são muitos os marcos visuais presentes no perímetro do horto florestal pela predominância de edifícios fechados em todo esse local, porém dentro desses, um se destaca e serve como ponto de referência para muitos. Trata-se do Albalonga, conjunto de três prédios localizados na rua Waldemar Falcão. O motivo pelo qual esse conjunto residencial se sobressai em relação ao seus vizinhos é o fato da sua localização, além de estratégica, já que se localiza em um local alto, entre uma rua importante (Waldemar Falcão) e uma avenida que passa por baixo (Vasco da Gama), ele também ocupa uma área muito grande em relação às construções próximas, sendo visto de grandes distâncias e em escalas diferentes por se tratarem de três iguais.
Foto aérea do Albalonga e seu entorno. Nota-se a predominância de área desse conjunto de prédios.
Outro marco visual dentro do Horto Florestal, é o