Lignina
LIGNINA
TRABALHO REALIZADO EM COMPLEMENTO DA DISCIPLINA DE QMC SOBRE A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA MIRIAN.
TELÊMACO BORBA
2009
LIGNINA
• A lignina é o terceiro componente fundamental da madeira, ocorrendo entre 15 e 35% de seu peso. Localiza-se principalmente na lamela média onde é depositada durante a lignificação do tecido vegetal. A lignina como a celulose, também é um polímero mas difere desta porque é predominantemente um composto aromático, e porque é altamente irregular em sua constituição e estrutura molecular. As ligninas presentes nas paredes celulares das plantas estão sempre associadas com as polioses, não só através da interação física como também de ligações covalentes.
• A lignina é encontrada em muitas plantas do reino vegetal, porém, sua constituição não é a mesma em todas elas.
• Portanto a lignina não deve ser considerada como uma substância química única, mas sim como uma classe de materiais correlatos O termo lignina, em um senso mais amplo, refere-se à lignina componente de várias plantas, que diferem uma da outra de acordo com a espécie e localização na planta. O termo protolignina ou lignina “in situ” refere-se à lignina associada ao tecido da planta, uma vez que para separar a lignina da sua associação natural na parede celular há, pelo menos, ruptura das ligações lignina-polissacarídeos e uma redução no peso molecular
DESLIGNIFICAÇÃO
Acelerar a deslignificação para individualização de fibras e produção de celulose constitui-se em prática de grande interesse comercial. Atualmente processo com ciclos curtos que permitam economia sensível de energia são altamente desejáveis. Assim, desde que a qualidade do produto final seja mantida, muitos dos novos processos para produção de celulose que estão sendo desenvolvidos tenderão a substituir paulatinamente aos processos clássicos de deslignificação.