ligina
A complexa estrutura da lignina pode ser visualizada como um edifício formado por unidades moleculares de propano-fenol substituídos com vários grupos funcionais. Os principais grupos presentes são os guaiacil e o sirigil. As unidades são interligadas por grupos de éter e ligação carbono - carbono. Devido à grande irregularidade na estrutura e ligações químicas, a descrição desta macromolécula só pode ser feita com base em uns poucos monômeros.
derivados guaiacil; vanilina R=CHO
4-propilveratrol
derivado seringil: siringaldeído R=CHO
A lignina é formada apenas em plantas vasculares, que desenvolvem tecidos especializados em funções como o transporte de soluções aquosas e suporte mecânico. Ou seja, possui como função proteger os componentes vasculares da planta, pois reduz a permeabilidade da parede celular à água, protegendo a madeira contra microrganismos (agindo como um fungicida) e dá suporte para a árvore, suportando sua copa a muitos metros de altura.
Umas da maiores fontes de ligninas é a linhaça, A linhaça é geralmente encontrada como grão integral, moído, ou na forma de óleo. Atribui-se a linhaça, o sabor e o aroma de nozes, podendo ser facilmente incorporada a diversos produtos, tanto integralmente, como moída.
A semente de linhaça é hoje considerada um alimento funcional, depois de séculos de uso na alimentação e na medicina natural. Os benefícios da linhaça