História ecológica da terra
CAPÍTULO
As bases da Paleoecologia
Introdução “Paleoecologia estuda os ecossistemas que existem no passado baseando-se nos fósseis encontrados em sedimentos. (...)” (p. 01)
Os princípios Geológicos
“As leis fundamentais da Geologia são necessárias para a interpretação paleoecológica. Mas duas delas são usadas constantemente e vale a pena recordá-las aqui: o princípio do atualismo e a lei fundamental da superposição das camadas geológicas.(...)” (pág. 03)
Catrofismo
“(...) O catatrofismo natural, como foi panteado por Cuvier, é um fenômeno normal da natureza. (...) Estas catástrofes naturais e todas outras que existiram, tiveram e tem, um impacto sobre o ambiente. Entretanto, este impacto é sempre restrito a uma região pequena e bem delimitada. Recentemente a teoria do catatrofismo voltou outra vez com a hipótese de que a extinção dos dinossauros teria sido causada pelo impacto de um cometa tipo “apolo” sobre a terra. (...)” (p. 04)
O princípio do atualismo
“(...) O princípio do atualismo é fundamental em Geologia.(...)
(...) Pelo princípio do atualismo, as forças que atuam no presente são as mesmas que atuaram no passado. Por extensão, as condições ambientais em que vive um ser vivo no presente e as adaptações necessárias para que ele sobreviva em certas condições, são as mesmas nas quais ele vivia no passado. (...)” (p. 05)
A lei fundamental da superposição
A compreensão de que o material solto de um sedimento pode se transformar numa rocha e, da mesma forma, uma rocha sedimentar pode se esfacelar, foi muito importante.(...) A lei da superposição é fundamental em geologia histórica e em paleoecologia. Ela permite a reconstrução cronológica dos acontecimentos , mas a datação é somente relativa.(...)” (p. 07)
Conceito de Ecossistema Dinâmico
“(...) Um sistema