Ligações químicas
—————————————
Ligações
Ligação iônica...
... é aquela em que os átomos recebem o nome de íons e em suas ligações há perda ou ganho de e- (elétrons), um exemplo clássico é o do sal de cozinha NaCl.
Neste sal (o nome sais se refere a compostos iônicos basicamente diatômicos), o sódio perdeu um e- para o cloro, tornando-se assim, respectivamente, cátion e ânion, positivo e negativo. Um jeito simples de gravar qual é cátion e qual é ânion é este:
O átomo que perdeu e- se tornará positivo, na palavra "cátion" a letra "t" torna-se um sinal de "+", e o átomo que recebeu e- será negativo, na palavra "ânion" a letra "n" é a inicial de "negativo".
Na fórmula molecular, sempre vem (com algumas exceções) primeiro o átomo menos eletronegativo e em seguida o mais eletronegativo. Lembrando que, a propriedade periódica eletronegatividade se refere a capacidade do átomo de receber elétrons, e eletropositividade é a tendência do eletro de perder e-. Para se distinguir quem é quem, pode-se pensar desta maneira: o átomo que necessita de mais e- para COMPLETAR a camada de valência será o mais eletropositivo e o menos eletronegativo, e o átomo que precisa de menos e- para completar a última camada é o mais eletronegativo.
Um composto iônico sempre será sólido, em temperaturas de 25°C e pressão de 1 atm.
Ligação covalente...
...também chamada de ligação molecular, baseia-se num compartilhamento de e-, ao contrário da ligação iônica que o átomo de despoja "para sempre" do e-, mesmo que a ligação entre os átomos seja desfeita, na ligação covalente o átomo compartilha o e-, e este começa a girar tanto no átomo de origem quanto no outro.
A ligação covalente só é feita entre ametal e ametal, Hidrogênio e ametal, e Hidrogênio e Hidrogênio.
Há 3 tipos de ligação covalente...
... a ligação simples: em que o átomo compartilha apenas 1e-.
... a ligação dupla: em que o átomo compartilha apenas 2e-.
... a ligação tripla: em que o átomo compartilha apenas 3e-.
→Em