Ligações químicas
INTRODUÇÃO
Neste trabalho estudamos sobre a classificação de substâncias iônicas e covalentes segundo algumas propriedades físicas (Ponto de fusão, condutividade e solubilidade) além de representar a disposição regular de átomos de algumas ligações químicas através de uma experiência com bolas de isopor e palitos de dentes, descobrindo assim a forma de empacotamento cristalino de substâncias iônicas, covalentes e metálicas.
OBJETIVO
Descobrir através de experiências o ponto de fusão, a condutividade e a solubilidade de substâncias iônicas e covalentes que serão explanadas e estudadas no decorrer do trabalho.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Os compostos iônicos são sólidos cristalinos constituintes da crosta terrestre que geralmente são solúveis em água e a solução resultante conduz corrente elétrica. Possuem altas temperaturas de fusão e de ebulição. Ligação iônica ocorre entre metal e não-metal e são compostos constituintes da crosta terrestre.
Os compostos covalentes ou moleculares são os principais constituintes da biosfera, da atmosfera e da hidrosfera, não possuem íons, podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, apresentam baixas temperaturas de fusão e ebulição e geralmente são insolúveis em água. Ligação covalente ocorre entre dois não-metais, através do compartilhamento de pares de elétrons, resultando em moléculas.
MATERIAIS * Balança analítica * Vidro de relógio * Chapa aquecedora * Bastão de vidro * Pipeta graduada de 5ml * Bola de Isopor * Palitos de dente
REAGENTES * Cloreto de Sódio (NaCl) * Sacarose * Cloreto de Potássio (KCl) * Hidróxido de Sódio (NaOH) * Nitrato de Prata (AgNO3) * Ácido Cítrico * Iodeto de Potássio (KI) * Ácido Clorídrico (HCl) * Cloreto de Amônio (NH4Cl)
*
PARTE I – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL a) Foi colocado uns poucos cristais de cada um dos reagentes em locais separados de uma panela (em sentido horário), não permitindo o contato entre