Plano marketing livraria
I. O PLANO DE MARKETING
Um plano de marketing implica saber para onde queremos ir, de onde vamos e como vamos para a nossa meta. Eis alguns elementos fundamentais num plano de marketing:
1. Diagnóstico Interno: neste âmbito compreendem-se a estrutura organizacional, os sistemas de informação e comunicação, a cultura organizacional, a gestão propriamente dita e a análise funcional (área financeira, dos recursos humanos, etc.);
2. Diagnóstico Externo – análise PEST (PESTEL): engloba-se nesta matéria o diagnóstico de variados factores, tais como o enquadramento económico, a situação política (é fundamental para os marketeers verificarem o tipo de estabilidade política), o contexto tecnológico e o ambiente social1. Podemos ainda acrescentar dois diagnósticos também não menos importantes, nomeadamente a análise do quadro legal e do contexto ambiental.
3. Análise do Potencial Estratégico: tipicamente é aqui realizada a análise SWOT, através da identificação dos pontos fortes e fracos da empresa, bem como das oportunidades e ameaças do sector onde operam. As empresas devem compreender quais os seus pontos fortes que lhes permitem agarrar da melhor forma as oportunidades que emergem, e devem também compreende r que esses pontos fortes lhes permitem lidar com as ameaças. Por exemplo, uma empresa que descobre uma oportunidade – prazos de entrega – deverá atender ao seu ponto forte – boa gestão logística – que lhe permitirá satisfazer uma rápida entrega.
É importante que, a partir dos pontos fortes, a empresa identifique as competências centrais. A título de exemplo, suponhamos que a FEP identifica 2 pontos fortes na sua organização: os seus empregados de serviços de limpeza obtêm excelentes registos na função e t ambém que os docentes ensinam muito bem. Naturalmente, apenas esta última força identificada pela FEP deverá ser considerada uma competência central ao seu negócio. Um outro aspecto muito importante no que