Ligações Quimicas
1-Introdução
Temos uma grande diversidade de substâncias ao nosso redor. Estas se diferenciam por diversos aspectos, como cor, estado físico (liquido, sólido e gasoso), cheiro, sabor, entre outros. Isso se deve a capacidade que o átomo tem de interagir com outro átomo (ou grupo de átomos), seja de um mesmo elemento ou de elementos diferentes, com a finalidade de realizar ligações químicas, formando assim novas substâncias.
Os átomos se ligam a outros para completarem suas camadas de valência (última camada da eletrosfera do átomo) e ela é considerada completa se possuir oito elétrons (para átomos com mais de uma camada) ou dois elétrons (para átomos com uma única camada). Sendo assim, caso sua camada não esteja completa, ele irá se ligar a outros átomos para tentar completá-la. A ligação química se estabelece entre os elétrons da camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). Para tanto, duas características são essências:
.A força de atração eletrostática que existe entre as cargas elétricas de sinais opostos;
.A tendência que os elétrons têm de formar pares.
2-Ligações químicas
São uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. A interação desses átomos pode ocorrer por doação de elétron, compartilhamento de elétrons ou ainda deslocação de elétrons. Cada um desses processos é caracterizado por uma denominação de ligação química. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas.
A união estabelecida entre átomos não ocorre de qualquer forma, deve haver condições apropriadas para que a ligação entre os átomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia etc.
3-Tipos de ligações químicas
As ligações químicas tem sua natureza revelada a partir da estrutura eletrônica dos átomos, mostrando como esta afeta as