Bens complementares
LUANA GRAZIELE de oliveira nadja nascimento
RODRIGO BORTOLOTO
RODRIGO COLZANI adm 3n
Trabalho de microeconomia
TEMA: bens complementares
BLUMENAU
2014
Bens complementares
Um bem complementar é um bem que deve ser consumido com outro bem. Isto significa que, se os bens A e B forem complementares, um aumento no consumo do bem A resulta num aumento do consumo do bem B.
Em geral são os bens econômicos que devem ser combinados para satisfazer uma necessidade. Quando ocorre, por exemplo, uma queda significativa na demanda dos veículos, é de se esperar uma queda correspondente na demanda de combustíveis. Exemplos de bens complementares são: o café e o açúcar, o automóvel e a gasolina, a eletricidade e a lâmpada elétrica.
Reportagem 1:
Demanda por crédito cai 0,3% em 2013, diz Boa Vista
Por Francisco Carlos de Assis | Estadão Conteúdo – qua, 22 de jan de 2014
A combinação das atitudes de maior cautela do consumidor na contratação de crédito e de maior rigor dos bancos na seletividade dos clientes resultou na diminuição da demanda por financiamentos no ano passado. A queda, segundo a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), foi de 0,3% na comparação com 2012.
Em dezembro, mês historicamente favorável às vendas do comércio varejista, o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito recuou 1,5% em relação a novembro, já descontados os efeitos sazonais.
"O resultado, praticamente estável, já era esperado, uma vez que os diversos indicadores econômicos, que avaliam a oferta de crédito pelo maior rigor na seletividade, apresentaram desaceleração do crescimento ao longo do ano", avaliaram os economistas da Boa Vista em nota distribuída à imprensa. "Pelo lado da