trabalho economia Bens complementares
Por exemplo:
Café e açúcar: esses são bens complementares, pois o açúcar é um incremento do café. Se o preço do café sobe, a demanda pelo mesmo cai e, consequentemente, a demanda por açúcar irá diminuir, dado que parte deste produto era destinada ao consumo complementar de café.
Arroz e feijão para brasileiros: esses também são bens complementares, no Brasil o arroz e o feijão estão ligados, considerado indispensáveis no prato das famílias brasileiras, assim, quando sobe o preço do arroz a curva da demanda por feijão se desloca para a esquerda.
2- Descrição Gráfica:
Se houver aumento de renda, a curva se desloca para a direita, para qualquer preço a quantidade comprada em D¹ é maior que em D.
Exemplo:
Um aumento no preço do pão diminui o consumo de margarina. Quando o preço aumenta, diminui quantidade demandada do outro bem.
Representação algébrica:
Qxd = f(Px)
3- No marketing, bens complementares elevam o poder de mercado de uma empresa porque permitem fidelidade ao vendedor, por aumentar o custo de troca. Alguns tipos de estratégias de preços existem para bens complementares e seus bens bases:
Preço do bem base a nível relativamente baixo, em relação ao bem complementar : isso permite uma fácil inclusão de novos consumidores (ex.: impressoras vs. cartuchos de tinta)
Preço do bem base a nível relativamente alto, em relação ao bem complementar - isso cria uma barreira para a entrada e saída de consumidores (ex.: taxas de clubes de golfe vs. taxas de campo) Os bens complementares são também responsáveis pela escassez de alguns produtos, uma compra de supermercado ensina muito sobre Economia, se o preço do sorvete sobe você tende a