ligações quimicas
CASCAVEL 2013
1 INTRODUÇÃO
Os átomos ligam-se para adquirir maior estabilidade com o mínimo de energia. Podemos observar dois tipos de ligações entre átomos: ligação covalente e ligação iônica.
Na ligação covalente ocorre o compartilhamento de elétrons entre os átomos. Algumas características dessa ligação são: moléculas polares ou apolares, a maioria das substâncias covalentes não conduz corrente elétrica.
A ligação iônica ocorre por transferência de elétrons de um metal (cátion) para um não-metal (ânion). Algumas características dos compostos iônicos são: são sólidos a Temperatura Ambiente; Possuem pontos de fusão e de ebulição altos; Conduzem corrente elétrica quando fundidos ou dissolvidos em água.
2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
SOLUÇÃO 1
SOLUÇÃO 2
COMPOSIÇÃO
SACAROSE
NaCl
ACENDE A LÂMPADA?
NÃO
SIM
ESQUEMA DO CIRCUITO ELÉTRICO USADO NO EXPERIMENTO
Conforme observado no experimento, a lâmpada não acendeu com a solução de sacarose por se tratar de um composto covalente, que não conduz corrente elétrica. A solução de NaCl é um composto iônico, conduz corrente elétrica e portanto a lâmpada acendeu. Quando em solução, seus íons com cargas positivas e negativas ficam com liberdade de movimento e fecham o circuito elétrico.
3 CONCLUSÃO
As ligações químicas podem ser identificadas a partir de suas propriedades. Em relação à condutividade elétrica, identificam-se as ligações iônicas, quando conduzem corrente elétrica, e as ligações covalentes, quando não conduzem corrente elétrica.
Referências
Mundo Educação. Química Geral. Disponível em: acesso em: 05.05.2013.
Mundo Educação. Química Geral. Disponível em: acesso em: 05.05.2013.
Brasil Escola. Química Geral. Disponível em: acesso em: 05.05.2013.
Brasil Escola. Química Geral. Disponível em: acesso em: 05.05.2013.
Infoescola. Química. Disponível em: acesso em: 05.05.2013.