Ligações quimicas e outros
São as ligações entre átomos.
Os átomos ligam-se uns aos outros e formam as moléculas
Essas diferentes composições formam os compostos químicos.
ÁTOMO é composto por:
A) Um núcleo — que é toda a massa do átomo (A) e é constituído de:
I. Prótons (constituídos de partículas carregadas positivamente)
II. Nêutrons (constituídos de partículas eletricamente neutras)
B) Elétrons — que giram em torno do núcleo (eletrosfera) em órbitas específicas e são constituídos de partículas carregadas negativamente.
O ÁTOMO NEUTRO
É aquele que possui o número de elétrons orbitando igual ao número de prótons no núcleo. Assim, o átomo neutro apresenta uma estrutura ESTÁVEL. O número de prótons no núcleo determina o comportamento de um átomo.
A MOLÉCULA
a) é composta por um conjunto de átomos
b) cada átomo do conjunto possui, isoladamente, propriedades diferentes.
TEORIA DO OCTETO
Determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.
Na tentativa de atingir a estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas.
Ligação Covalente
A ligação covalente, geralmente é feita entre os não metais e não metais, hidrogênio e não metais e hidrogênio com hidrogênio.
Esta ligação é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons. O hidrogênio possui um elétron na sua camada de valência. Para ficar idêntico ao gás nobre hélio com 2 elétrons na última camada. Ele precisa de mais um elétron. Então, 2 átomos de hidrogênio compartilham seus elétrons ficando estáveis:
Ex. H (Z = 1) K = 1
H – H → H2
A ligação covalente pode ocorrer também, entre átomos de diferentes elementos, por exemplo, a água.
Fórmula de Lewis
Fórmula Estrutural H2O
Fórmula Molecular
Ligação